Apresentações de três trabalhos de alunos foram feitas no Congresso Angrad de 2017 sob orientação da professora Patricia Matsuda
Ecossistemas de inovação: Conectando Startups Abertas Às Àreas De P&D Das Grandes Empresas
Aluna: Gabriela Valim
Essa pesquisa tem por objetivo mapear e estudar os ecossistemas de inovação das grandes empresas, as quais se alteram com a abertura do conhecimento para além de suas fronteiras, com a chamada inovação aberta. Pesquisou-se os agentes das startups (os empreendedores), e como a sua relação com o P&D das grandes empresas vêm alterando a dinâmica de suas relações. Esse estudo teve aplicação empírica, no Desafio Brasil[i] especificamente no programa 100 Open Startups, concurso que viabiliza a conexão, por meio de uma plataforma de comunicação, entre startups de sucesso com áreas de P&D das grandes empresas. Para metodologia quantitativa de análise, foi feito uma pesquisa exploratória, com aplicação de questionários às startups participantes do concurso. Como resultado, se têm a geração de inovação aberta entre startups e grandes empresas. A presente pesquisa contribuiu para a construção do conhecimento sobre inovação aberta no Brasil.
Palavras-chave: Inovação aberta. Startups. Empreendedores. Ecossistema.
[i] O Desafio Brasil é um programa educacional voltado ao empreendedorismo e a inovação onde startups de jovens empreendedores competem pelo reconhecimento e visibilidade da comunidade de venture capital nacional e internacional.
Em sua 10ª edição, a iniciativa da FGV-Eaesp realizada pelo Centro de Estudos em Private Equity – GVcepe e pelo Wenovate, consolidou sua sólida trajetória e percorreu 10 Capitais da Inovação oferecendo acesso a recursos que contribuíram para que ideias empreendedoras atingissem todo o seu potencial e ficassem em evidência no movimento Open Startups. (DESAFIO BRASIL, 2016).
Startup Enxuta: Um Estudo Acerca Do Lean Manufacturing Aplicado Às Empresas Do Cubo
Alunos: Gabriel Palma, Eder Roveda e Mairon Maciel
A administração de uma organização deve ser feita de maneira eficiente, como é o caso da inovação em empresas nascentes, as chamadas startups, que possuem um alto grau de alavancagem e podem ser pertencentes ao setor de tecnologia. O objetivo dessa pesquisa foi estudar as startups e como elas utilizam o modelo de produção enxuta. Esse trabalho foi analisado, na perspectiva dos empreendedores e suas startups localizadas no Cubo, espaço de co-working criado pelo Itaú em parceria com o fundo de investimento Redpoint eVentures na qual abriga diversas startups. Para tal, se fez necessário a aplicação de um questionário qualitativo com empreendedores desse espaço. As entrevistas foram realizadas com um total de dez empreendedores, foi possível verificar o quão preparado os mesmos estão quando usam as ferramentas do Lean Manufacturing.
Palavras-chave: Lean Manufacturing. Startup Enxuta. Empreendedorismo.
Análise Do Valor de Mercado Nas Empresas Do Setor de Tecnologia: Aplicação do Estudo Na Apple
Aluno: Walter Junior
O processo de inovação permitiu as empresas ao longo do tempo diferenciar seus produtos agregando valor, de modo a colocá-los à frente de seus concorrentes. Esse trabalho busca analisar a importância e o impacto do processo de inovação atualmente, principalmente no valor de mercado da empresa e como a inovação pode influenciar a percepção dos acionistas do mercado. Por tanto, o foco desse trabalho é voltado para a empresa Apple e para a análise de seus dados. O estudo conta com a pesquisa de método qualitativo, para isso, foi aplicado um questionário com alguns investidores e também foram coletadas informações sobre a formação e a carreira dos dirigentes da empresa. Como resultado, observou-se que essa empresa possui o maior valor de marca do mercado, condicionado por seus ativos intangíveis, como por exemplo, a inovação e o conhecimento.
Palavras-chave: Inovação. Ativos intangíveis. Valor da marca.