O livro segredo de Luísa do autor Fernando Dolabela tem mais de 170 mil exemplares vendidos. É um clássico aos iniciantes do empreendedorismo.
Na capa da obra aparece uma descrição do que se vai encontrar: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios, como nasce o empreendedor e se cria uma empresa.
A história seria sobre a personagem Luísa que se formou em odontologia para agradar aos pais, mas não seria essa a profissão que ela gostaria de seguir. Durante o período da faculdade estava noiva e trabalhava na loja de sua tia Fernanda, uma loja que vendia de tudo. Sua tia era a sua inspiração para o empreendedorismo.
O livro prende a atenção do leitor pois ele conta um romance da protagonista Luísa, sua vontade de mudar o mundo, mesmo que for um pequeno pedaço dele, ao querer criar uma fábrica de goiabada para vender para o Brasil todo e inclusive exportar. Ao mesmo tempo, na obra, aparecem conceitos de diversos autores sobre como montar um plano de negócios. Uma leitura que vale a pena e nos entretêm ao mostrar cada passo ao empreendedorismo. As dúvidas mais comuns, as dificuldades e como correr atras de seus sonho! Sobre as características empreendedoras ressaltadas pelo autor estão: perseverança, conhecimento do ambiente, protagonismo, liderança, auto-estima e crença em si mesmo.
O livro usa conceitos de Schumpeter, o economista clássico que fala do empreendedor como motor da economia.
Porque o livro é importante aos iniciantes? – De cada três empresas criadas, duas fecham as portas. – 99% das falências são de empresas pequenas. – A criação de empresas é fundamental para o crescimento econômico e desenvolvimento social.
Luísa foi procurar o professor de empreendedorismo da Universidade Federal de MG. Mas o que aconteceu foi que ela saiu de lá com mais dúvidas do que quando chegou. O professor lhe fez muitas novas perguntas. Se ela conhecia o mercado. o seu produto, quem iria comprá-lo, quais e quantos eram os concorrentes e se tinha domínio do processo de produção. O professor orientou Luísa a fazer um Plano de negócios.
O plano de negócios serve para diminuir riscos e para que você tenha a capacidade de estimar se a sua empresa projetada com base em sua visão, valores, expectativas e conhecimentos terá sucesso ou não.
O empreendedor deve ser protagonista de seu sonho, de sua vida.
O professor sugere que Luísa procure um mentor, um empreendedor experiente que atua como conselheiro para o novo empreendimento. Será um crítico e um parceiro de discussões.
Conteúdo do Plano de negócios: Sumário executivo, Pesquisa de mercado, Plano de marketing, Plano financeiro, Plano operacional. (Alguns planos ainda possuem MVP, construção de cenários, Canvas, Análise SWOT e VRIO).
Para pesquisas demográficas utilize:
https://cidades.ibge.gov.br/
Dentro do portal do IBGE
Finalizado o plano, o valor dos investimentos iniciais era cerca de 40 mil reais, como Luísa iria conseguir esse investimento? Em números: a cada 1000 ideias, se chega a 100 Planos de negócio. Dos 100 sobram 50 para análise de investimentos. Desses 50, 10 viram negócios, sendo que 2 geram lucro, 2 perda total e 6 rentabilidade mínima.
Luísa recebeu a primeira proposta de seu mentor em que ela teria 10% do seu negócio. (isso geralmente é lenda, ninguém investe em Plano de negócios). A segunda proposta seria de uma indústria de compotas, a Doceminas, em que ela utilizaria das instalações para produzir a goiabada, em troca, pagaria um valor unitário pela industrialização, com carência de três meses para formar capital de giro mais 10% do faturamento bruto.
Após seis anos, na semana seguinte da FIEMG na entrega do prêmio de empreendedor global, Luísa recebeu o prêmio.
Ao final o livro apresenta o Plano de negócios da Goiabada Maria Amália.