Aula sobre Indústria 4.0 no laboratório!

Aula no laboratório da indústria 4.0 do professor Fabio Lima. Obrigada professor por sempre receber as nossas turmas da Administração!

Obrigada ao técnico, senhor Alexandre que sempre nos acompanha nas visitas, o Alexandre nos mostra como funcionam os softwares e os robôs! Muito obrigada Alexandre!

Se tudo isso que já sabemos mudou, o que está por vir agora?

Sim, os tradicionais métodos foram reinventados:

CDs – Spotify, iTunes

Video Locadora –  Netflix

Shopping center  – Americanas, Submarino

Corretor de imóveis  – Zap, VivaReal

Agente de viagens  – Arbnb, Trivago, Decolar

Operador de bolsa de valores – Home-Broker

Agente de call center – Chatbot

SE JÁ TUDO ESTÁ FEITO….

Do que vamos falar?

A Indústria 4.0

Conceito: a junção de máquinas, pessoas e informação.

As revoluções industriais atravessam o tecido social e econômico e estão presentes em todas as indústrias. Em países como China, EUA, Alemanha e Japão o cyber physical systems já são realidade. As máquinas se conectando com as pessoas. No Brasil, a empresa Ambev já utiliza dessa tecnologia para ajustar a temperatura de seus refrigeradores de forma inteligente. Observe reportagem da Exame sobre a indústria 4.0.

Motivações da indústria 4.0:

  • Avanço exponencial da capacidade dos computadores
  • Imensa quantidade de informação digitalizada
  • Novas estratégias de inovação

Benefícios da indústria 4.0:

  • Redução de custos
  • Economia de energia
  • Aumento da segurança
  • Conservação ambiental
  • Redução de erros
  • Fim do desperdício
  • Transparência nos negócios
  • Aumento da qualidade de vida
  • Personalização e escala sem precedentes

Vamos para a demostração com o técnico Alexandre. (Existem dois laboratórios da indústria 4.0 em instituições de ensino, e uma é na FEI).

, ,

About Patricia Matsuda

Possui Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Realizou o doutorado sanduíche na University of Manchester - Manchester Business School (06/2013 - 04/2014). Foi Professora Universitária das Faculdades Integradas de São Carlos pelo período de dois anos (2007 - 2009). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2011 até 2014. Participa do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI). Foi Professora da disciplina de Operações, Serviços e Sistemas Produtivos II e orientadora de TCC no curso de Administração na Faculdade Sumaré. Ainda na Faculdade Sumaré foi Professora Conteudista da disciplina de ensino à distância Aplicação e Análise de Casos desde 2014 até 2017. É atualmente Professora da disciplina de Gestão Estratégica da Inovação e Teoria da Inovação e Competitividade para o curso de Administração no Centro Universitário da FEI - Unidade São Bernardo do Campo. Participa ativamente de eventos de Empreendedorismo, criatividade, inovação e startups como: Avaliadora na Bootcamp Final e Demoday do InovAtiva Brasil ; Palestrante na Oficina de criatividade e inovação do FEI Portas Abertas ; Avaliadora no Pitch Fight do Centro Universitário FEI ; Participação da organização do Congresso de Inovação no Centro Universitário FEI; Avaliadora de projetos no evento Inova FEI; Jurada no Startup Weekend edição ABC. Atualmente conduz pesquisas de iniciação científica com alunos do Centro Universitário FEI, com bolsa Pipex, nos seguintes temas: Startup Enxuta, Empresas do Cubo, Análise de ativos intangíveis, Startups abertas, Wenovate, Aceleradoras e Incubadoras de startups.
View all posts by Patricia Matsuda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *