Thaina Silva e a pesquisa-ação: Criação de um jogo de tabuleiro para empreendedores

Thainá Silva – Melhor média do curso de Administração do ano de 2017.

Aluna na iniciação científica sob orientação da professora Patricia Matsuda procura criar de um jogo de tabuleiro para desenvolvimento das competências empreendedoras em parceria com a consultoria Empreendi na Rede!

A aluna desenvolveu um protótipo do tabuleiro durante o período da pesquisa.

Uma contribuição para competências e características empreendedoras: pesquisa–ação aplicada no desenvolvimento de jogos para empreendedoresSegundo Perpétuo (2016), quinze minutos de exercícios diários são suficientes para exercitar o cérebro, no entanto, devido a complexidade deste órgão, sabe-se que há inúmeras formas para estimular essa poderosa ferramenta, tal como jogos e entretenimentos inovadores. Para tanto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um jogo que estimule a evolução de competências e características empreendedoras em estudantes e empreendedores que tenham vontade de buscar um novo meio de desenvolvimento cognitivo. O jogo foi construído como um tabuleiro físico, mas também futuramente ele deve ter forma tecnológica, usando a internet. O empreendedor, ao jogar, pôde utilizar um dado para saber quando progredir, para cada passo há um desafio diferente. Conforme o jogador passa de casa em casa no tabuleiro, o nível de dificuldade aumenta. Para essa pesquisa, será aplicada a metodologia de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. Esse tipo de pesquisa, de acordo com Gil (2002), foi reconhecida como algo extremamente útil, sobretudo por pesquisadores identificados por ideologias “reformistas” e “participativas”. Essa metodologia é diferente das demais, se destaca pelo seu modo de ação que envolve o empreendedor e os diferentes grupos interessados, nesse estudo, se realizou uma parceira com a empresa Empreendi Na Rede, pré-incubadora de startups em diversas áreas, com o Centro Universitário FEI, com uma proposta de pesquisa desenvolvida por alunos e professores. Essa pesquisa se relaciona com as disciplinas que estudam métodos inovadores de gestão, competitividade e teorias inovadoras na Administração. Com essa pesquisa, foi possível praticar as teorias apresentadas em aula, vivenciadas por meio da pesquisa-ação, desenvolvendo-se uma ferramenta para empreendedores através de jogos lúdicos.

Palavras-Chave: Inovação. Empreendedorismo. Jogos. Cérebro. Mercado. Competências.

,

About Patricia Matsuda

Possui Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Realizou o doutorado sanduíche na University of Manchester - Manchester Business School (06/2013 - 04/2014). Foi Professora Universitária das Faculdades Integradas de São Carlos pelo período de dois anos (2007 - 2009). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2011 até 2014. Participa do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI). Foi Professora da disciplina de Operações, Serviços e Sistemas Produtivos II e orientadora de TCC no curso de Administração na Faculdade Sumaré. Ainda na Faculdade Sumaré foi Professora Conteudista da disciplina de ensino à distância Aplicação e Análise de Casos desde 2014 até 2017. É atualmente Professora da disciplina de Gestão Estratégica da Inovação e Teoria da Inovação e Competitividade para o curso de Administração no Centro Universitário da FEI - Unidade São Bernardo do Campo. Participa ativamente de eventos de Empreendedorismo, criatividade, inovação e startups como: Avaliadora na Bootcamp Final e Demoday do InovAtiva Brasil ; Palestrante na Oficina de criatividade e inovação do FEI Portas Abertas ; Avaliadora no Pitch Fight do Centro Universitário FEI ; Participação da organização do Congresso de Inovação no Centro Universitário FEI; Avaliadora de projetos no evento Inova FEI; Jurada no Startup Weekend edição ABC. Atualmente conduz pesquisas de iniciação científica com alunos do Centro Universitário FEI, com bolsa Pipex, nos seguintes temas: Startup Enxuta, Empresas do Cubo, Análise de ativos intangíveis, Startups abertas, Wenovate, Aceleradoras e Incubadoras de startups.
View all posts by Patricia Matsuda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *