Livro fácil de ler, com diversas frases de efeito. Fala de forma exemplificada as organizações exponenciais e como iremos nos inserir no mercado, com as 5 competências. Recomento leitura!

(Obrigada Fábio Souza do SEBRAE-SP por disponibilizar o livro para nós!)

“A tecnologia está fazendo pelo nosso cérebro mesmo o que as máquinas fizeram pelo nosso braço na primeira Revolução industrial.”

6Ds – (1) Digital, (2) Disfarçado ou Decepção, (3) Disrupção, (4) Desmaterialização, (5) Desmonetização, (6) Democratização

As novas exigências ou competências necessárias para se inserir no mercado atual são:

  1. Causar impacto, ter um propósito, mudar a vida das pessoas e transformar a sociedade, ter um propósito
  2. Olhar para a próxima curva, produzir gelo ou refrigerador?
  3. Questionar em vez de ter a resposta certa. Exemplos: Porque biticoin? Porque aplicativo para serviço público?
  4. Fazer com pessoas ao invés de para elas. A opinião dos indivíduos constrói um negócio
  5. Ser diversos, conviver com mesmas pessoas sempre gera mesmas ideias, com diferentes gera criatividade, diversidade gera pensamentos

“Ao dominar o processo de canibalização do próprio produto, você obtém liderança de mercado”.

Ser inovador não tem a ver com o que você pendura na parede, mas com a estratégia definida, perseguida e executada todos os dias.

Temos três linhas de horizonte na empresa:

  • Incremental – ganha pão, paga as contas
  • Carro-chefe
  • Radical: imaginar o futuro (pergunte sobre necessidade, viabilidade, se está alinhado com o objetivo e se tem crescimento sustentável)

“Os analfabetos desse século são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas os incapazes de aprender, desaprender e aprender de novo!”

“Até pouco tempo atrás, as leis conduziam o trabalho das pessoas, hoje, são as tecnologias criadas pelo trabalho das pessoas que conduzem as leis.”

“Empreendedores não fazem previsões, fazem experimentações”

“Aproxime-se de pessoas que fazem você enxergar o mundo de outras formas, é assim que o inesperado acontece.”

“Uma dúvida mata mais sonhos do que inúmeros fracassos.”

” Educar não é fazer algum aprender, é ensinar esse alguém como continuar estudando.”

 

,

About Patricia Matsuda

Possui Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Realizou o doutorado sanduíche na University of Manchester - Manchester Business School (06/2013 - 04/2014). Foi Professora Universitária das Faculdades Integradas de São Carlos pelo período de dois anos (2007 - 2009). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2011 até 2014. Participa do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI). Foi Professora da disciplina de Operações, Serviços e Sistemas Produtivos II e orientadora de TCC no curso de Administração na Faculdade Sumaré. Ainda na Faculdade Sumaré foi Professora Conteudista da disciplina de ensino à distância Aplicação e Análise de Casos desde 2014 até 2017. É atualmente Professora da disciplina de Gestão Estratégica da Inovação e Teoria da Inovação e Competitividade para o curso de Administração no Centro Universitário da FEI - Unidade São Bernardo do Campo. Participa ativamente de eventos de Empreendedorismo, criatividade, inovação e startups como: Avaliadora na Bootcamp Final e Demoday do InovAtiva Brasil ; Palestrante na Oficina de criatividade e inovação do FEI Portas Abertas ; Avaliadora no Pitch Fight do Centro Universitário FEI ; Participação da organização do Congresso de Inovação no Centro Universitário FEI; Avaliadora de projetos no evento Inova FEI; Jurada no Startup Weekend edição ABC. Atualmente conduz pesquisas de iniciação científica com alunos do Centro Universitário FEI, com bolsa Pipex, nos seguintes temas: Startup Enxuta, Empresas do Cubo, Análise de ativos intangíveis, Startups abertas, Wenovate, Aceleradoras e Incubadoras de startups.
View all posts by Patricia Matsuda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *