Aula sobre Indústria 4.0 no laboratório!

Se tudo isso que já sabemos mudou, o que está por vir agora?

Sim, os tradicionais métodos foram reinventados:

CDs – Spotify, iTunes

Video Locadora –  Netflix

Shopping center  – Americanas, Submarino

Corretor de imóveis  – Zap, VivaReal

Agente de viagens  – Arbnb, Trivago, Decolar

Operador de bolsa de valores – Home-Broker

Agente de call center – Chatbot

SE JÁ TUDO ESTÁ FEITO….

Do que vamos falar?

A Indústria 4.0

Conceito: a junção de máquinas, pessoas e informação.

As revoluções industriais atravessam o tecido social e econômico e estão presentes em todas as indústrias. Em países como China, EUA, Alemanha e Japão o cyber physical systems já são realidade. As máquinas se conectando com as pessoas. No Brasil, a empresa Ambev já utiliza dessa tecnologia para ajustar a temperatura de seus refrigeradores de forma inteligente. Observe reportagem da Exame sobre a indústria 4.0.

Motivações da indústria 4.0:

  • Avanço exponencial da capacidade dos computadores
  • Imensa quantidade de informação digitalizada
  • Novas estratégias de inovação

Benefícios da indústria 4.0:

  • Redução de custos
  • Economia de energia
  • Aumento da segurança
  • Conservação ambiental
  • Redução de erros
  • Fim do desperdício
  • Transparência nos negócios
  • Aumento da qualidade de vida
  • Personalização e escala sem precedentes

Vamos para a demostração com o técnico Alexandre. (Existem dois laboratórios da indústria 4.0 em instituições de ensino, e uma é na FEI).

, ,

About Patricia Matsuda

Possui Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Realizou o doutorado sanduíche na University of Manchester - Manchester Business School (06/2013 - 04/2014). Foi Professora Universitária das Faculdades Integradas de São Carlos pelo período de dois anos (2007 - 2009). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2011 até 2014. Participa do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI). Foi Professora da disciplina de Operações, Serviços e Sistemas Produtivos II e orientadora de TCC no curso de Administração na Faculdade Sumaré. Ainda na Faculdade Sumaré foi Professora Conteudista da disciplina de ensino à distância Aplicação e Análise de Casos desde 2014 até 2017. É atualmente Professora da disciplina de Gestão Estratégica da Inovação e Teoria da Inovação e Competitividade para o curso de Administração no Centro Universitário da FEI - Unidade São Bernardo do Campo. Participa ativamente de eventos de Empreendedorismo, criatividade, inovação e startups como: Avaliadora na Bootcamp Final e Demoday do InovAtiva Brasil ; Palestrante na Oficina de criatividade e inovação do FEI Portas Abertas ; Avaliadora no Pitch Fight do Centro Universitário FEI ; Participação da organização do Congresso de Inovação no Centro Universitário FEI; Avaliadora de projetos no evento Inova FEI; Jurada no Startup Weekend edição ABC. Atualmente conduz pesquisas de iniciação científica com alunos do Centro Universitário FEI, com bolsa Pipex, nos seguintes temas: Startup Enxuta, Empresas do Cubo, Análise de ativos intangíveis, Startups abertas, Wenovate, Aceleradoras e Incubadoras de startups.
View all posts by Patricia Matsuda →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *